ATENÇÃO TORCEDOR

CLIQUE AQUI!

VENDA DE INGRESSOS ONLINE

HISTÓRICO! Atlético Goianiense lança novo escudo nesta sexta-feira (19)

Postado em: Sexta, 19 de junho de 2020 | Atualizado: Sexta, 19 de junho de 2020

O Atlético Clube Goianiense irá lançar seu terceiro escudo. O evento de lançamento acontecerá de forma online, pelo Instagram oficial do clube (@acgoficial), ao vivo, a partir das 19 horas. A mesa será composta pelo Presidente Executivo do clube, Adson Batista, o Presidente do Conselho Deliberativo, Jovair Arantes, e o fundador da empresa Futbox, Adriano Ávila, responsável pela criação do novo escudo rubro-negro.

Durante a live o presidente executivo irá explicar o por quê da criação de um novo escudo, os estudos realizados pelo Atlético Goianiense, o processo de escolha da empresa para desenvolvimento da marca, além de retirar dúvidas e interagir com o torcedor. O fundador da empresa Futbox, Adriano Ávila, irá apresentar os critérios técnicos e de conceito para criação de um novo brasão para o Atlético Goianiense.

Terceiro escudo

A ideia de uma modernização da marca atleticana é conversa antiga entre torcedores e dirigentes do Atlético Goianiense. A aposta é diversificar e modernizar a marca do clube, trazendo um novo elemento que possa caracterizar a marca do Dragão Goiano, criando a sua identidade própria. Isso não quer dizer que o Atlético irá abrir mão dos outros dois escudos emblemáticos do clube. O uniforme rubro-negro, com o escudo tradicional, continuará sendo usado. O primeiro escudo do Dragão, com as letras A-C-G entrelaçadas na vertical, também permanece, para que a história do clube continue preservada.

A palavra do presidente

O Presidente Executivo do Atlético, Adson Batista, falou sobre a ideia de modernização da marca atleticana: “O Atlético está atento as mudanças. Observamos o pedido dos torcedores para a modernização da marca e por isso fizemos diversos estudos até chegar ao material final, que será o terceiro escudo oficial do Atlético Goianiense. Não queremos apagar a imagem dos outros escudos do clube, por isso iremos investir em uma terceira marca para o Atlético. Isso poderá abrir novas oportunidades de lançamentos de camisas e reconhecimento nacional e internacional do clube”, destacou Adson Batista.

 

A palavra do torcedor

Dragão lança 3º escudo sem excluir Escudo Oficial – Inovação e Tradição

Quem vê o nosso manto sagrado nem imagina que o Atlético Goianiense já jogou até sem escudo. Como clube do povo que sempre foi, o rubro-negro jogava nos anos 30 no Campo de Terra da Vila Operária, da 24 de outubro, no Bairro de Campinas, que depois se tornaria o Estádio Antônio Accioly, em 1947. Ou seja, inicialmente nossos jogadores não andavam engomados e bem-vestidos como os dos rivais que tinham apoio do Governo ou de famílias ricas. Portanto, o Dragão tem em seus primeiros registros fotográficos várias fotos do time em campo sem nenhum distintivo, somente com a camisa rubro-negra.

O Atlético alterna dois distintivos entre os anos 40 e 50, o primeiro com as letras A, C e G sobrepostas bordadas nas camisas e o segundo no formato de um triângulo invertido, nas cores vermelho, branco e preto, e com as letras ACG escritas no topo. A partir de 1959 o Atlético praticamente exclusiviza a utilização do escudo triangular, e com o tempo faz pequenas modificações sem alterar o modelo original. Os trabalhos históricos e jornalísticos remetem ao fato do Atlético homenagear em seu escudo o São Paulo, e com suas cores o Flamengo. Porém, há de se levar em conta que o São Paulo foi fundado em 1930 e que em 1937 e início dos anos 40 ainda não era um time tão popular e campeão ao ponto de influenciar clubes do interior do país. Está aí uma boa polêmica.

O fato é que um Escudo não é só um Escudo, é um símbolo que remete à  tradição, títulos, a ídolos e a glórias... e isso tudo está no símbolo tradicional. O torcedor vê no Escudo a sua grande força. E quando falamos do clube mais antigo da capital, isso pesa muito mais.

INOVAÇÃO ALIADA À TRADIÇÃO

Colocada toda essa trajetória dos escudos atleticanos, isso impediria o Dragão de inovar em novos conceitos? Não! O Atlético lança seu terceiro escudo, sem  substituir o escudo que compõe o 1º uniforme, e agora, tal qual outros grandes clubes, terá 3 escudos.

Temos agora mais um Símbolo para atrair novas gerações de torcedores e responder aos pedidos de jovens atleticanos nas redes sociais. Com mais um Emblema o clube ganha em possibilidades para a 3ª camisa de jogo, para edições especiais, comemorativas, linhas casuais, de passeio e materiais em geral.

De toda forma, se inicia mais uma etapa na história do Atlético Clube Goianiense. É o Rubro-Negro Goiano demonstrando sua conexão entre passado e futuro. É o resgate do passado e atuação no presente e futuro do clube.

Paulo Winícius Teixeira de Paula – Historiador, Doutorando em História pela USP e Diretor de Patrimônio Histórico e Cultural do Atlético Goianiense 

Serviço

Evento: Lançamento do terceiro escudo oficial do Atlético Clube Goianiense

Horário: 19 horas

Local: Instagram oficial do Atlético Goianiense - @ACGoficial

Mesa: Adson Batista, Jovair Arantes e Adriano Ávila

Agência: https://www.futbox.com/

Compartilhe

Campeonato Brasileiro Série A 2020

Pos Time PG
1 Athletico Paranaense 0
2 Atlético 0
3 Atlético Mineiro 0
4 Bahia 0

ÚLTIMO CONFRONTO

Instagram

Twitter